Índia - Cultura Oriental - Chackras (1)

Apsara - Moda feminina indiana.


Boa tarde pessoal! 

Hoja vamos falar um pouco sobre os Chackras, algo que é estudado a milénios, para ser mais exato, a primeira citação sobre os chackras aconteceu nos Vedas, antigas escrituras sagradas hinduítas (5000 a.c.). Ou seja a existência dos pontos de energia no corpo humano já é conhecida há muito tempo. 
Existem muitos pontos de chackra dentro do corpo humano, mas os maiores e de "maior importância" são sete, sendo que isso pode variar pela linhagem de estudo.
A palavra Chakra é original do sânscrito e significa "roda" ou "giro" muitos vão mais além e se referêm aos centrod de energia como "roda de luz"
Os chakras são conectados entre si por uma espécie de tubo etérico chamado "Sushumna", ao longo do corpo humano. Além disso eles são os pontos onde se encontram e fundem as Nadís, ou meridianos, canais condutores da energia no organismo. 
Os chakras são muito importantes pelo fato do nosso corpo físico ter uma ligação sutil com o mundo astral. E ser justamnete através do desequilíbrio desta energia vital que nós acabamos adoecendo e obstruindo a ligação com o Divino. Por isso surge a relação entre as doenças e as crises emocionais. É muito comum ver pessoas que acabam somatizando e transformando energias negativas, depressão, raiva, solidão, em doenças físicas, como cânceres e outras mais graves. 
Segunda a tradição hindu, os centros de energia seguem as cores do arco-irís, enfim, vamos para os pontos!



O primeiro ponto é Muladhara (que signfica Raiz e Suporte), chamado de chakra básico, ele fica na região do períneo, onde estão os orgãos sexuais. Sua cor é vermelha, seu mantra Lam, o elemento é terra, além de ser representado por uma flór de quatro pétalas, ele é o resposável por trazer vitalidade para o corpo físico, isso envolve toda as questões de sobriviência, como segurança e as necessidades básicas. 

Quando está equilibrado, ele pode trazer coragem, estabilidade, paciência, saúde, sucesso e segurança. Se desiquilibrado ele pode ser responsável por trazer  insegurança, raiva, tensão e violência.




O segundo ponto é Svadhisthana, que é o "fundamento de si próprio", esse é o chackra sacro, ele fica dois dedos abaixo do umbigo. Sua cor é laranja, seu mantra Vam e seu elemento água. É representado por uma flór de seis pétals, as funções principais do chakra sacro são sexualidade, vitalidade e criatividade, correspondendo diretamente a nossa auto-estima e a expressão do "eu" pela criatividade e sexualidade.

Quando equilibrado ele provém assimilação de novas ideias, dar e receber, desejo, emoções, mudanças, prazer, saúde e tolerância, quando desequilíbrado pode gerar dificuldades sexuais, ausência de objetivos, sentimento de impotência, confusão, ciúme, inveja ou desejo de possuir. Impacta diretamente no desejo e na vontade de viver, alcançar outros patamares, enfrentar desafios e viver o presente.





O terceiro é o Manipura, que significa Cidade das Jóias, ele é o chackra do plexo solar, seu mantra é ram, possui 10 pétalas e tem a cor amarela, além do seu elemento ser o fogo. É nele que está a nossa identidade, representando a força individual, sua função primeira é a força de vontade, diz também como estamos aceitando as coisas, nosso humor e nosso controle.

Em equilíbrio ele nos gera um ótimo auto-controle e melhora nosso humor, em momento de excesso energético ele pode gerar egoísmo, egocentrismo, fúria, medo, ódio e dificuldade em assimilar situações. E quando está com baixa energia, a pessoa fica apática, sem força de vontade e insatisfeita. 



O chackra cardíaco é o quarto, ele fica, obviamente, no coração, seu nome é Anahata, que signifivca Invicto ou Inviolado, seu mantra Yam, ele possui 12 pétalas e sua cor é a verde, seu elemento é ar. Simboliza o centro das emoções. Esse chakra é o centro do amor e sabedoria nas relações emocionais. Gera estabilidade e confiança, além de trabalhar as manifestações reprimidas e as feridas emocionais.
Quando em equilíbrio gera amor incondicional, compaixão, equilíbrio, harmonia e paz interior, quando desiquilibrado ele gera repressão do amor, instabilidade emocional e sensação de opressão.




O laríngeo é o quinto ponto, nomeado Vishuddha (o purificador), o mantra dele é Ham, ele é representado por um lotús azul de 16 pétalas e sua cor é azul claro. Seu elemento é Éter. 
Tem ligação direta com a comunicação, como nos expressamos para o mundo, ele ajuda a exteriorizar o que sentimos e pensamos.
Em equilíbrio ele ajuda na comunicação e gera honestidade, lealdade e paz. Em desequilíbrio ele é acaba resultando em problemas de comunicação, falando demais ou falando coisas erradas ou então se fechar muito, não expressando seus sentimentos.



O penúltimo e sexto chakra é o frontal, nomeado de Ajña, ou "o centro de comandos", esse ponto é representado pelo mantra Om, possui apenas duas pétalas e se localiza no terceiro olho, na testa, entre as sobrancelhas. Sua cor é o azul índigo e o elemento que o representa são todos.
Ele representa a mente e a intuição. A função dupla desse chakra faz com que ele seja um dos mais difíceis de manter o equilíbrio, pois o excesso de uma característica leva à falta da outra.
Equilibrado ele aumenta a concentração, devoção, intuição, imaginação, realização da alma e a sabedoria.
Desequilíbrado ele pode desencadear falta de concentração, medo, cinismo, tensão, pesadelos, e excesso ou falta de sono. Também é recorrente ter um acúmulo de pensamentos.



O sétimo e último chackra é o coronário, ou Sahasrara, que significa Lótus de Mil pétalas. Seu mantra é Aum, ele é representado por uma lótus de mil pétalas e se localiza no topo da cabeça, exatamente no centro, tem todos os elementos e sua cor é lilás e dourado, ela representa nossa ligação com o Alto, a Energia Superior, o Universo, ou até mesmo Deus. A sua função principal é evoluir, ascender e se aprimorar como ser humano.
Quando perfeitamente equilibrado ele transcende nossa percepção além do tempo e do espaço e abre nossa consciência para o infinito.
Em desequilíbrio gerafalta de inspiração, confusão, tristeza relacionada à falta de esperança, alienação ou hesitação em servir ao bem comum e até mesmo depressão.

Então é isso pessoal, esperamos que vocês tenham gostado! Como "bonûs" vamos colocar a pedra que são boas para ajudar a equilibrar cada chakra. Outra coisa, uma da melhores formas de equilibrar os chakras é pela meditação ou por mantras! Começe já!!


1. Turmalina Preta, Quartzo Fumê, Ônix, Hematita.
2. Jaspe, Ágata de Fogo, Granada, Coral.
3. Citrini Amarelo, Cristal com Enxofre, Topazio Imperia, Calcita Amarela.
4. Quartzo Rosa, Quartzo Verde, Turmalina Melancia, Esmeralda.
5. Água Marinha, Quartzo Azul, Turquesa, Larimar.
6. Sodalita, Azurita, Lápis Lazuli, Cianita.
7. Quartzo Branco, Ametista, Diamante, Fluorita.



Acesse nosso site e se supreenda com nossas ofertas: 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Índia - Um país de contrastes - 03 - Rio Ganges

Índia - Um país de contrastes - 02 - Taj Mahal