Apsara - Índia, um país de contrastes - Gandhi 1/2
Apsara - Moda feminina indiana.
Hoje em nosso blog falaremos sobre um dos maiores líderes espirituais de todos os tempos.
Ele nasceu na Índia e até hoje sua ideologia é levada adiante, Mahatma Gandhi foi um dos grnades praticantes da não violência, e apartir disso, e de sua paciência e grande perceverança, um dos maiores nomes com da libertação da Índia da colonização Inglesa.
Para começar vamos falar um pouco sobre a vida deste grande líder.
GanMohandas Karamchand Gandhi nasceu no dia 2 de outubro de 1869, na cidade de Porbandar, na Índia ocidental, hoje estado de Gujarat. Seu pai era o primeiro-ministro do município, e sua mãe, uma devota de Vishnu.
Prestes a completar 19 anos, Gandhi parte para a Inglaterra, com o objetivo de estudar Direito. Em 1891, recém-formado retorna à Índia. Sem muitas opções de trabalho na Índia,ele vai para a África do Sul, para trabalhar como advogado em uma firma comercial indiana, que desenvolvia atividades naquele país. Em sua estadia na África do Sul, notório local de discriminação racial, despertou a consciência social de Gandhi, começou, lá então, a lutar pelo direitos dos hindus, e a atuar como pacifista.
![]() |
| Gandhi jovem. |
Como o próprio Gandhi dizia: "A não-violência e a covardia não combinam. Posso imaginar um homem armado até os dentes que no fundo é um covarde. A posse de armas insinua um elemento de medo, se não mesmo de covardia. Mas a verdadeira não-violência é uma impossibilidade sem a posse de um destemor inflexível."
Gandhi acabou permanecendo vinte anos na África do Sul defendendo a minoria hindu, liderando a luta de seu povo pelos seus direitos. Ele experimentou o celibato durante trinta anos de sua vida e, em 1906, retomou o juramento de Brahmacharya até o fim da vida.
Retorna à Índia em 1915 (aos 45 anos), sendo que em seu desembarque em Bombaim foi recebido como um herói, por suas lutas em favor dos indianos na áfrica do Sul. Ficava cada vez mais conhecido por suas luta pelos direito do povo, sobretudo dos camponeses e operários mais pobres.
Em 1922, enfrenta pela primeira vez o governo britânico, ao organizar um greve geral. Sua estratégia era a não colaboração com o governo britânico sem violência e de forma pacífica.
Em suas empreitadas não-violentas, Ganhi tinha um programa de cinco pontos estabelecido, os cinco pontos, que eram demostrados pelos dedos eram:
igualdade;
nenhum uso de álcool ou droga;
unidade hindu-muçulmana;
amizade;
e igualdade para as mulheres.
Nesses cinco pontos, os cinco dedos representando o sistema, estavam conectados ao pulso, simbolizando a não violência.
Em março desse ano foi preso, acusado de rebelião contra o governo, e condenado a 6 anos de prisão. Após 2 anos, em 1924, Gandhi foi solto, pois sofria de apendicite aguda, e precisava passar por uma cirurgia.
Aos 60 anos, em 1929, Gandhi retoma sua luta pela libertação da índia. Nesse ano percorreu toda a Índia. Em 1931 Ghandi vai à Londres, para pedir aos ingleses que concedam a independência a Índia. Foi sua última visita à Inglaterra. Em 1932, novamente na Índia, volta a ser preso, sendo que, nessa época, mais de 32 mil pessoas foram condenadas por crimes políticos. Gandhi só foi solto em maio de 1933, isso porque temiam por sua vida, já que ele insistia em fazer jejum por longos períodos.
Mas ele continuou com sua revolução. Tudo isso relataremos no próximo post sobre esse grande líder.
E sempre lembrem-se:
"O amor é a força mais sutil do mundo." (Gandhi)
Acesse nosso site e se supreenda com nossas ofertas:



Comentários
Postar um comentário