Apsara - Índia, um país de contrastes -OM

Apsara - Moda feminina indiana.


Vamos começar esse post com uma curiosidade. Recentemente houve uma descoberta pela NASA de que o Sol emite sons, muito legal né? E após captarem o som dessa enorme estrela que nos mantém vivos e rege o sistema solar foi descoberto que ele emite o som OM.

Com certeza você já ouviu falar desse som, ou elo menos desse símbolo: ॐ 



Ele é usado em muitos lugares por diferentes pessoas e em diferentes ocasiões, tatuagens, chaveiros, adesivos, colares e até mesmo itens triviais já formam ornamentados com esse símbolo.

A questão é que esse símbolo é mais do que só a representação de algo, ele é um mantra, a sílaba primordial (ou semesnte) e o corpo sonotro do absoluto.

O "OM" (ou "AUM") é o som do infinito e a semente da qual surgem todos os outros mantras, ele possui o conhecimento de todos os Vedas. “O Om é o mundo inteiro. O passado, o presente, o futuro: tudo é o mantra Om“.

O mantra é chamado na Índia por mátriká mantra, o som matriz matriarcal que tudo originou. Nos Vedas, é definido como “aquele que tudo inclui, a origem e o fim do Universo”.

É o primeiro dos símbolos sagrados na Índia que possui a força de ser a descrição visual do som cósmico, do qual toda a matéria e o espaço são originados. No seu som monossilábico, contém Brahman ou o universo inteiro em sua energia. O universo inteiro significa não somente o universo físico, mas também a experiência dele. 

Deste modo, o OM é fundamental na cultura Hindu, e seu símbolo é a primeira figura que toda a criança deve desenhar no início de sua educação.



Dentro do símbolo há os cinco elementos do Universo – terra, fogo, ar, água e éter. O A é nirman (criação de tudo), é Brahma, o criador e a Terra. U é shiti (conservação do Universo), é Vishnu, o preservador. O espaço M é Pralaya (transformação do Universo), é Shiva, o destruidor e a iluminação. É com ressaltar que na existência tudo é regido por estas três energias: criação, preservação e destruição.

Este mantra e/ou símbolo, quando visualizado e entoado, traz para seu interior a energia do Universo no seu estado mais puro, isso remete a todo equilíbrio e perfeição, a união do céu e da terra, do masculino e do feminio, do receptor e do doador. O OM provê uma visão que transcende as aparências comuns e traz a lucidez e percepção do universo como um, como não-dual.

Caso você tenha interesse em tentar vocalizar o mantra, passaremos de uma forma simples como fazer:

Sente-se confortavelmente (em uma cadeira, ou no chão, em lôtus ou semi-lôtus) com a coluna ereta, apoiando seu peso nas côcoras, jogo os ombros para trás e expanda seu peito.
Em seguida respire profundamente três vezes, prestando muita atenção em cada inspiração e expiração.

Começe a respirar normalmente mantendo o foco na respiração.

Quando estiver bem relaxad@, feche os olhos e inspire armazenando ar na área abdomina, para ser mais exato no umbigo, e expire pela boca emitindo um som mais semelhante ao a, mantendo sua língua colada no fundo da boca e com sua gargante relaxada. O som nasce no centro do crânio e se projeta para a frente, vibrando na garganta e no peito. 

Depois de alguns segundos desta vocalização, sua língua deve recolher-se para trás. Desta maneira, o som similar ao a transforma-se numa espécie de o aberto, que se fecha aos poucos.

Por fim, sem fechar a boca, a língua bloqueia a passagem de ar pela garganta, transformando o som em um m, mas que de fato não é um m e sim um nasalização. 

Repita três vezes esse processo e depois volte a meditação normal, sinta seu corpo relaxado e renovado!

Esse mantra te ajudará a ter mais calma, equilíbrio e felicidade em sua vida, pratique diariamente e com o tempo, aumente o número de sessões, desta forma você verá como tudo mudará! Pois você e o universo serão um só.

Namastê.

"O amor é a força mais sutil do mundo." (Gandhi)

Acesse nosso site e se supreenda com nossas ofertas: 


OM, o som do Sol e do Universo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Índia - Um país de contrastes - 03 - Rio Ganges

Índia - Um país de contrastes - 02 - Taj Mahal

Índia - Cultura Oriental - Chackras (1)