Como um bom Merchandasing pode revolucionar o seu negócio

Você já ouviu falar de Merchandising? Não, não estou falando de produtos expostos em novelas, com direito a falas um tanto quanto peculiares e pouco forçadas no meio do diálogo entre a mocinha e sua mãe, como: "Noooossa, esse perfume da (marca x) é super gotoso, tem tudo haver com a minha personalidade, ele com certeza representa as mulheres guerreiras." 

Eu me empolguei, eu sei e não, não tem nada haver com isso. Merchandising é um um ato promocional dento do seu ponto de venda, ou seja, da sua loja. O ato de Merchandising mais conhecido e mais praticado é o vitrinismo, que muitas lojas usam, exitem outros, como materiais promocionais (aquelas cadeira de uma marca de cerveja especifica) e diversas outras coisas que você pode imaginar.

Então, basicamente é isso Merchandising, e você deve estar se perguntando no que isso pode te ajudar. Já existem inúmeras pesquisas que comprovam que o Merchandising pode ter uma grande relevância com o funcionamento e o lucro da sua loja, ainda mais quando se trata de uma loja física, na qual o cliente entra, vê, toca, experimenta o produto e assim por diante.

Você mesmo já deve ter tido alguma experiência com Merchandising que te agradou, talvez você tenha entrado em uma loja com uma iluminação diferente, ou quem sabe algo no mercado que te chamou muito a atenção, como na imagem abaixo:


Já é comprovado que 80% do poder de compra recai sobre o olhar e o que ele interpreta da sua loja. Por isso existem vários pequenos detalhes são fortemente estudados pelos profissionais de marketing, como a altura da prateleira, se o produto está com o selo para frente, como é o provador e qual sua iluminação, entre outras coisas.

Como você já viu tudo isso é muito importante, então, vamos te ajudar a fazer um Merchandising que vai melhorar ainda mais o seu negócio! 

A primeira coisa, e a mais importante, é você saber o que você quer da sua loja, como você quer que a loja seja vista, algo mais premium, mais básico, mais visual, mais olfativo? Tudo dependo do que você quer. E sempre quando você pensar no que você quer é bom você ter em mente o que o seu cliente quer e o que o seu produto pede passa e pede. Essa será sua identidade. A partir disso você poderá decidir como será feito o seu merchan.
Por exemplo: uma cadeira de uma marca de cerveja nunca ficaria condizente com a loja de smartphone de ponta.

Segunda coisa importante: decida quais sentidos você vai visar. De preferência é bom usar instrumentos para a maior quantidade de sentidos que você puder atingir, como algo atrativo visualmente, um bom cheiro, algo têxtil que cause uma boa sensação, uma música agradável e condizente com a loja e até mesmo em alguns casos algo para o paladar. É importante ressaltar que existe um estimulo dos sentidos condizente com a identidade da sua empresa.
Exemplo: o cheiro de churrascarias e de lojas de fast foods que dá água na boca ou cheiro agradável de uma loja de perfumes. É possível até mesmo fazer espelhos com uma iluminação diferente para ressaltar a beleza dos consumidores, no caso de uma loja de roupas, por exemplo. Há as vitrines também, é claro.

Alguns exemplos de vitrines condizentes com a intenção dos empresários:

Vitrine feita para uma liquidação.


Vitrine que transmite a identidade da marca.

Terceira questão importante: invista em novidades e tendências. Parece óbvio, mas é sempre bom ressaltar que é necessário estar sempre se renovando e tentando trazer coisas mais novas e tecnológicas para o seu estabelecimento, é claro que se deve ter bom senso e não se gastar uma fortuna com painéis digitais, por exemplo. Mas é bom tentar trazer coisas novas, nem que seja, por exemplo, uma forma de as pessoas trocarem a música que toca na sua loja de instrumentos musicais, ou um tablet que permite que a pessoa veja o catálogo de suas roupas, com todas as cores e tamanhos de forma simples e fácil, sem ter que ficar buscando no estoque ou coisa do tipo.

A quarta ideia é a de oferecer exclusividade. É sempre bom fazer o cliente se sinta melhor no seu estabelecimento, e isso pode ser feito de várias formas, o atendimento é uma das possibilidade. Mas o que realmente importa é se diferenciar dos concorrentes, avalie o que eles tem em seus devidos estabelecimentos e o que você poderia fazer de diferente. Um exemplo seria uma loja de tecnologias que tem um recepcionista robô. Claro que esse exemplo é bastante ambicioso, mas é válido para você pensar de forma criativa no que você poderia fazer de diferente.

Em quinto lugar tem o mais importante: teste sempre e não desista. Por mais que as vezes pareça que isso tudo pode não estar dando realmente um resultado, você deve continuar tentando e testando novas alternativas de merchan, já que se você desistir, muito provavelmente seu PDV (ponto de venda) passará a ser só mais um, como todos os outros e a mesmice vai te fazer perder uma série de clientes. 

Lembre-se, o que importa é a experiência do consumidor!

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Referências: 


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